F

Cinema, Pipoca e um Copo de Coca 08 - X-Men Dias de um Futuro Esquecível



Pois bem, o universo de filmes dos super heróis sofreu uma guinada no não tão distante ano 2000 com a estréia de X-Men o Filme ( praticamente o primeiro filme grande da marvel que foi bem sucedido) que quebrou a fama de azarona que a Marvel Comics tinha fora dos quadrinhos. E a série foi tão bem sucedida que os estúdios da Fox detentores dos direitos sobre os mutantes, realizou sequências dessa franquia em media a cada três anos.

 Algumas muito boas ( X2) outras muito ruins ( Origens: Wolverine) e que deu até uma franquia independente como no caso do Wolverine cujo primeiro filme tem o nome X-Men mas no segundo já passou para título próprio ( Pois bem, Origens: Wolverine é ao mesmo tempo o 4º dos X-Men e o primeiro solo do Wolvie. Não presta, mas é tudo isso).



Mas nos cinemas está bombando aí é o filme atual dos mutantes o qual vi muitos amigos detonarem antes da estréia e outros hiper valorizarem demais também antes da estréia. Eu estava bastante otimista coma volta de Singer ( que fez um ótimo X2 mas um péssimo Superman O Retorno, e que voltava coma promessa de amarrar as pontas soltas e fazer o universo mutante ser coerente, ajustando os fatos de X-Men 3: O Confronto Final.

Mas a bem da verdade o filme estreou, quem detonava, amou, quem amava  extrapolou em elogios mas na realidade, na realidade mesmo...( se quiser parar de ler ainda dá tempo)O FILME BAGUNÇOU TUDO DO UNIVERSO MUTANTE MAIS AINDA!!!

Aumentaram as dúvidas, o fato de acontecer uma viagem temporal que modifica o passado, não explica nada, resetando toda a linha temporal e fazendo o espectador ficar mais curioso, cheio de dúvidas e decepcionado com a franquia.

Não sou fan boy chato que quer tudo igual aos quadrinhos. O cinema traz adaptações e no caso dos mutunas, cada mídia cria uma mitologia nova sobre os heróis mutantes. Mas querer coerência é o mínimo e isso o filme não proporciona. nem mesmo para subentender o que aconteceu. Então a partir daqui teremos spoillers sim.

A história acontece em 2023, quase dez anos no futuro e os mutantes estão encarando dias sombrios ( e os humanos também) sob uma ditadura Sentinela  que caça a todos impiedosamente. Xavier e Magneto se uniram e sobrevivem como podem e acabam descobrindo que Kitty pryde sofreu uma mutação secundária que possibilita viagens no tempo com a mente ( algo normal nas hqs e colocada nos cinemas para não ter que colocar uma Rachel Summers na história( quem realmente é capaz de fazer a mente voltar no tempo)  .
Curiosidade: Rachel Summers surgiu nas hqs nesta saga - Dias de um Futuro Esquecido- e nem por isso os fãs entraram em parafuso com a notícia ( Jean já estava morta).

Deusverine é escolhido, pois pode se curar e aguentar o tranco já que isso consome o cérebro de quem é transportado e o herói retorna a 1973. A missão: evitar que Mística assassine Bolívar Trask , fato que acarretará no projeto Sentinela e a guerra contra os mutantes. Para tanto Wolvie deve encontrar os jovens  Charles Xavier e Magneto para evitarem o assassinato. O bacana desse filme é a quantidade de referências aos costumes e estilos dos anos 70, referências a sexo, drogas e rock'n roll.

Ver Hugh Jackman e Michael Fassbender atuando juntos , os dois maiores astros da franquia X-Men, é um espetáculo. Muito legal e inesperado. E o fato de Wolverine não ser de fato o protagonista do filme ( ficou dividido igualmente o filme entre o trio Xavier-Magneto-Wolverine) deixa os personagens sendo melhor aproveitados.

Mas com cenas de ação bacanas, muitos personagens em cena, poderes bem adaptados para as telonas e muitos efeitos especiais o filme como história isolada e sem atenção aos detalhes, funciona. Mas quando você pensa nele como uma grande saga e tenta amarrara continuidade, fica muito confuso mesmo e perde muito da graça. Além de que o final da história não me convence que o futuro tenha sido alterado para melhor. Não mesmo.

Personagens bem aproveitados mas não tanto. Colossus é um deles. Presente desde o primeiro filme nunca teve a importância dos quadrinhos mal falando durante o filme ( mas  a cena de morte dele é fantástica). Blink tá ótima e Bishop faz seu papel de viajante no tempo, com direito a cabelo rastafari e olhos vermelhos. Pura maconha, não péra.

Mercúrio está lá e com sua irmãzinha que NÃO é a Feiticeira Escarlate ( há uma cena que não entrou no filme que explica que há uma outra irmã mais velha para o Pietro). Há e também fica no ar se Magneto nesta versão é o pai dele. E a cena de Mercúrio é a mais legal do filme mesmo não sendo o clímax. Muita gente mordendo a língua e pagando pau pro Mercúrio da Fox ( algo que só saiu bem feito por birrinha do Brian Singer com Joss Whedon mostrando que apresentaria um Mercúrio convincente já que o mesmo personagem estará em Avengers 2. Mas o Mercúrio da Marvel já apareceu de relance em Capitão América e o Soldado Invernal ( não infernal).

Sinceramente a Fox deveria explicar ao menos ( já que não vai mostrar com cenas) uma explicação plausível para os diversos erros e falhas na continuidade do filme dos mutantes que mais arrecadam dinheiro para a os estúdios. Seria um mínimo de respeito aos fãs. Gosto da idéia de termos os heróis Marvel distribuídos entre diversos estúdios ( Fox, Paramount, Columbia) mas se for para não fazer bem feito, prefiro que fiquem mesmo todos com a Paramount e Disney.

Nota para o filme: 7,0
Nota para o Singer: tomara que vá preso!
Nota para o elenco: 9,0 o que não necessita dizer que a história é ótima. Além disso a Jennifer lawrence é muito da sem graça, enchem demais a bola dela( e ganhar oscar não quer dizer que é bom, só que a academia de cinema te acha modinha e vai alavancar a audiencia nas próximas cerimonias)

Compartilhe este post: :

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade