F

Naftalina HQ 01- Superalmanaques Marvel


Muito bem, hoje é dia de lembrar coisa velha, e em relação a quadrinhos, tem muita coisa velha que deixa saudade. Tem muita coisa velha que fez história! E estamos falando de quadrinhos, não de Hebe Camargo ou Dercy Gonçalves. E a seção Naftalina HQ vai estar agora semanalmente nas sextas aqui no blog para falarmos de revistas que fizeram sucesso nas bancas brasileiras ( ou não) mas que tiveram seu espaço.

E vamos hoje falar de 1989!!! Fim da década amada até por quem não nasceu nela, os idos anos 80!!! Muito bem lembrada pelos saudosistas por sua música, seus artistas, seus brinquedos, seus programas e claro, por suas revistas!!! Nos anos 80, Abril pegou todos(a maioria) os personagens Marvel e DC e os acolheu se tornando a editora com monopólio e claro, a sua maneira fazendo história com as editoras aqui no Brasil!
Muitos lançamentos que inovaram o mercado editorial como Graphic Novels, Edições especiais, almanaques e...SUPER ALMANAQUES!!! Ok, apenas um Superalmanaque em 1989. E no último mês da década de 80. Mas foi histórico.




Para quem não lembra ou não pegou essa época, fiquem sabendo que era uma festa quando haviam edições com mais páginas ( e nem era a um preço tão abusivo quanto hoje em dia, mas ok a culpa não é das editoras que fique bem claro).
No final da década de 80 no século passado,a editora Abril marcou a história da marvel no país lançando a revista com maior número de páginas da editora americana no país.
100? 130? 150? Não...260 páginas de histórias dos personagens da Casa das Idéias.


O primeiro Superalmanaque Marvel tinha 11 histórias, estrelando Homem Aranha, Quarteto Fantástico, X-Men e Rom com o final da Guerra dos Espectros. Marcou  a geração marvete naquele tempo. O segundo demorou um ano para chegar, estrelando somente Homem Aranha em 260 páginas ( perfeito!!!). Pela Abril foi a eidção com maior número de páginas do Teioso.
Uma edição fantástica e que marcou. Após o lançamento, o número 2 veio depois de um ano já no final de 1990 com 260 páginas de Homem Aranha!!! A maior revista com histórias apenas do Aracnídeo.


O terceiro volume veio nas férias de 1991 com mais 260 páginas com personagens variados. observação: a capa original da edição nacional tiraram a Viúva Negra sem necessidade pois ela participa da revista.
Mais uma observação: essa edição trouxe Psylocke para integrar os X-Men.



O quarto volume desta série veio em Outubro e vinha com duas atrações: Thor & Homem de Ferro!!! Sim, os mesmos personagens que hoje encabeçam uma revista mensal vinham neste Super Almanaque que tinha dois lados (A e B. Thor vinha com a conclusão da saga de Walter Simonson em Thor ( usando a nova armadura na época que era foda demais) e Homem de Ferro mostrava o vingador com sua armadura prateada.


A Queda dos Mutantes foi a saga que encabeçou o Super Almanaque Marvel 5 em fevereiro de 1992. Com Novos Mutantes, X-Men e X-Factor essa saga veio completa em 260 páginas e a partir de então o título passou a juntar apenas grandes sagas da Marvel. Vale lembrar que a morte de Cifra veio nesta edição.


Na sexta e sétima edições lançadas em junho e julho (1992) vieram com a saga A Guerra do Alto Evolucionário que envolvia diversos personagens MARVEL ( sendo que quem mais aparece é o Aranha, mas isso por que ele possuia mais títulos). 


 Em 1993 vieram as edições  8 e 9 com Ataques Atlantes. No 10 uma saga simples como Fator Terminus e na 11 uma saga do Homem Aranha( ambas com 132 páginas). E assim terminaram os Super Almanaques Marvel e foi até melhor pois era apenas uma lembrança do que um dia havia sido.




Mas vale a pena ter essa coleção? Com certeza!!!Principalmente as edições 1, 2,4,e 5.
Agora a pergunta : E como conseguiam tantas histórias??? Simples, havia uma grande defasagem no tempo das histórias, cerca de 3 a 5 anos. Então a Abril pegava essas histórias e dava uma acelerada colocando essas histórias nestes especiais. Também havia a questão de que os personagens tinham muitas histórias mesmo nos EUA. Tempo bom e como já disse, coleção indispensável para um marvete.
Compartilhe este post: :

+ comentários + 2 comentários

5 de outubro de 2016 às 01:45

Ninguém se prontificou a postar essas maravilhas pra gente matar saudades ?

5 de outubro de 2016 às 01:46

Ninguém se prontificou a postar essas maravilhas pra gente matar saudades ?

Postar um comentário

Aliados Nerds

 
Support : Copyright © 2012-2014. ENQUADRINHADOS - todos os direitos reservados

Enquadrinhados- HQ é Alta Qualidade